O que é a menstruação?

“A menstruação é um dos marcadores biológicos mais importantes da mulher. Para que ela menstrue regularmente, há a necessidade de uma interação do eixo do ovário e outros segmentos do organismo como tireoide, adrenais, fígado, rins e outros, além do equilíbrio psíquico e boa distribuição de gordura corporal”, explica a ginecologista Carla Gimenes.

Escrito por Carolina Bozzi

Dra Carla, como funciona o ciclo menstrual?

A menstruação pode ser dividida didaticamente em 3 fases: fase folicularovulatória e a fase lútea ou secretória. O ciclo menstrual começa com a fase folicular. Nesse momento, a glândula hipófise começa a secretar o hormônio folículo estimulante (FSH) em maior quantidade, fazendo com que ocorra o desenvolvimento dos folículos ou bolsas ovarianas. Esses folículos vão crescendo e produzindo grandes quantidades do hormônio estrogênio, que é o que prepara o endométrio para receber o embrião caso haja fecundação. Quando a concentração de estrogênio atinge o máximo, ocorre o pico de hormônio luteinizante (LH) pela glândula hipófise, e então a ovulação. Após a ovulação, o folículo se transforma em corpo lúteo e passa a fabricar além do estrogênio, o hormônio progesterona que prepara o endométrio para a implantação do embrião. Se não ocorrer a implantação do embrião, ou seja, se não tiver gravidez, a produção de estrogênio e progesterona pelo corpo lúteo cessa e ocorre a menstruação. Essa fase pós ovulação é a fase lútea ou secretória e tem duração de 14 dias antes da mulher menstruar.

Quais os sinais que o corpo dá sobre a primeira menstruação?

Antes de ocorrer a primeira menstruação , chamada de menarca na vida de uma menina, ela apresenta o estirão que é um crescimento rápido concomitante com o desenvolvimento mamário e aparecimento dos pelos pubianos.

Leave a Comment

Name*

Email* (never published)

Website

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.